02/05/2019 15h42 - Atualizado em 02/05/2019 15h42

Assembleia debateu greve nacional e valorização do magistério e administrativo das redes municipal e estadual

Categoria deliberou favorável à paralisação contra a Reforma da Previdência e indicativo de greve do administrativo da Rede Estadual

Por: Assessoria
 
 
Assembleia reunia as redes municipal e estadual de ensino de Dourados
fotos: SIMTED Dourados Assembleia reunia as redes municipal e estadual de ensino de Dourados
fotos: SIMTED Dourados

Trabalhadores(as) em educação das redes municipal e estadual de Dourados (MS) estiveram reunidos(as) em assembleia, na manhã desta quinta-feira (2), no SIMTED.

A categoria deliberou favorável à Greve Nacional da Educação, que está sendo mobilizada pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) para o próximo dia 15 de maio – quarta-feira.

A paralisação da educação deve acontecer em todo o país contra a PEC 06/2019, que trata da Reforma da Previdência do Governo Bolsonaro, dificultando o acesso à aposentadoria e retirando direitos dos(as) trabalhadores(as).

Rede Estadual

Administrativo – Os(As) servidores(as) administrativos da educação aprovaram um indicativo de greve contra a desvalorização salarial e profissional que vêm sofrendo por parte do Governo Azambuja, com a ameaça de corte do abono salarial e aumento da jornada de trabalho para 8 horas.

A categoria deliberou pela incorporação do abono de R$ 200,00, reposição das perdas salariais e reajuste linear anual do administrativo educacional.

Magistério – O grupo magistério aguarda o cumprimento da Lei Estadual e Nacional do Piso, que prevê 4,17% de reajuste para 2019, já que a data base da categoria é neste mês de maio.

Rede Municipal

Os(As) educadores(as) da Rede Municipal, administrativo e magistério, cobram valorização salarial da Prefeitura de Dourados, já que a data base dos(as) profissionais da educação é no mês de abril.

A categoria também reivindica o cumprimento das leis Municipal e Nacional do Piso do Magistério e também a reposição de índices de anos anteriores, ainda não aplicados, e que acarretaram em perdas salariais para os(as) trabalhadores(as), principalmente, o administrativo educacional.

Magistério - a categoria teve uma reunião esta semana com o governo municipal, em que foi repassado que a administração avalia a aplicação de 4,17% previstos pelo Piso Salarial Nacional e Municipal de 2019. A categoria aguarda a aplicação do percentual e retroativo.

Sobre os índices pendentes, que se encontram demasiadamente atrasados, a categoria pleiteia que a administração municipal apresente uma proposta para cumprimento dessas demandas, que se referem a:

  • Aplicação do índice de 7,64% referente ao reajuste do Piso Salarial Nacional e Municipal do ano de 2017; e a aplicação retroativa do mesmo índice a partir do mês de abril de 2017 até a presente data;

  • Aplicação retroativa de 4,13% (complementação ao índice de 2,68% aplicado no mês de abril de 2018 como um índice linear, para alcançar o índice de 6,81% do Piso Salarial Nacional de 2018), a partir do mês de abril até o mês de agosto de 2018.

Administrativo Educacional - Também cobra a reposição salarial de 4,17% para os(as) trabalhadores(as) administrativos(as) da educação relativo ao ano de 2019. Durante a reunião com a administração, também foi repassado que está sendo analisado a aplicação do mesmo percentual para o administrativo. A categoria aguarda o posicionamento da prefeitura.

No que se refere às propostas anteriormente apresentadas, a categoria pleiteia que a administração municipal apresente uma proposta para cumprimento dessas demandas, que se encontram demasiadamente atrasadas:

  • Aplicação do índice de 7,64% referente ao ano de 2017;

  • Criação do adicional de 4,13% de incentivo ao trabalhador(a) administrativo(a) da educação; e a aplicação retroativa do mesmo índice, a partir de abril de 2018 até a presente data.

Canais

Notícias
Artigos
Serviços
Fotos

Expediente

Missão
História
Palavra do Presidente
Estatuto
Filie-se

Siga-Nos

Facebook
Twitter

Rua Maria da Glória, 670
Vila Industrial - Dourados - MS

Tel. (67) 3421-3749