11/03/2019 09h24 - Atualizado em 11/03/2019 09h24

8 de março: SIMTED participa do ato "Mulheres em Defesa da Previdência, da Democracia e Direitos" em Dourados

Por: Assessoria
 
 
Entidades sindicais, movimentos sociais, estudantes e coletivos de mulheres levaram mensagens das lutas das mulheres no centro da cidade
fotos: SIMTED Dourados Entidades sindicais, movimentos sociais, estudantes e coletivos de mulheres levaram mensagens das lutas das mulheres no centro da cidade
fotos: SIMTED Dourados

O SIMTED Dourados participou do ato do "Mulheres em Defesa da Previdência, da Democracia e Direitos", realizado na sexta-feira, dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, em Dourados (MS).

A atividade foi organizada por militantes de entidades sindicais, movimentos sociais, estudantes e coletivos feministas de Dourados e região. Houve participação de mulheres de Rio Brilhante, Assentamento Itamarati de Ponta Porã e Amambai.

Mulheres urbanas, do campo, indígenas, jovens, LGBTQ+ e negras se fizeram presente no ato, que teve o tema "Nossa voz estilhaça a máscara do silêncio".

Cerca de 400 mulheres se reuniram na Praça Antônio João, debateram vários temas e realizaram uma passeata pelas principais ruas do centro. Ao término do evento teve uma grande ciranda no coração da cidade.

De acordo com a organização, "diante da infinidade de pautas que atingem as mulheres, com os ataques aos direitos, tentativa de destruição da previdência, aumento da violência, liberação dos venenos nos nossos alimentos, o assassinato de mulheres sem investigação, as milícias e um presidente fascista, que faz apologia à violência sexual e reproduz pornografia nas redes sociais, tivemos dificuldades de definir um tema para este ano e portanto levamos todas as pautas para as ruas".

O tema central foi "Nossa voz estilhaça a máscara do silêncio"

Nas palavras de ordem, a vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, assassinada no dia 14 de março do ano passado, ganhou destaque. em busca de justiça.

A reforma da previdência, as violências contras as mulheres e a critica ao presidente também foram temáticas em destaque, que ocuparam as ruas no 8 de março.

Ano a ano, é percebido o crescimento das lutas das mulheres e da organização do 8 de março, que ganha força na agenda municipal de lutas todos os anos.

Canais

Notícias
Artigos
Serviços
Fotos

Expediente

Missão
História
Palavra do Presidente
Estatuto
Filie-se

Siga-Nos

Facebook
Twitter

Rua Maria da Glória, 670
Vila Industrial - Dourados - MS

Tel. (67) 3421-3749