25/04/2018 17h02 - Atualizado em 25/04/2018 17h02

SIMTED participa do 1° Módulo de Formação Básica em Dança Afro-brasileira

Por: Assessoria
 
 
O professor Thiago Coelho Silva (prim. à esq.) e a professora Eliza Cristaldo Romero Ogima (seg. à esq) participaram do evento
fotos: SIMTED Dourados O professor Thiago Coelho Silva (prim. à esq.) e a professora Eliza Cristaldo Romero Ogima (seg. à esq) participaram do evento
fotos: SIMTED Dourados

No último final de semana, o SIMTED Dourados, representado pela professora Eliza Cristaldo Romero Ogima e pelo professor Thiago Coelho Silva, participou do 1° Módulo de Formação Básica em Dança Afro-brasileira.

Durante o curso, realizado no sábado (21) e no domingo (22), foram ministradas oficinas de samba de roda, coco, maculelê e puxada de rede.

Os participantes estudaram a história da união da cultura negra com os povos indígenas, através do coco de roda; o pós- escravidão através da dança; a puxada de rede, procurando seu sustento no escasso mercado de trabalho para os negros; o período colonial, através do maculelê, dança dramática que surgiu nas plantações de cana de açúcar na Bahia e se dançava para comemorar o fim da colheita e também como defesa.

O samba de roda, uma das formas mais primitivas e autênticas do samba brasileiro, era uma dança realizada pelos escravos nas senzalas, nos seus momentos de descanso e lazer. Essa dança combina música dança e poesia. As oficinas foram ministradas pela professora Lisandra Sucena e Mestre Chupppin (PR)

A organização e realização foi do Coletivo de Mulheres Negras Raimunda Luiza de Brito do MS.

Canais

Notícias
Artigos
Serviços
Fotos

Expediente

Missão
História
Palavra do Presidente
Estatuto
Filie-se

Siga-Nos

Facebook
Twitter

Rua Maria da Glória, 670
Vila Industrial - Dourados - MS

Tel. (67) 3421-3749