Missão

O sindicato entende que nós, trabalhadores(as) em educação, temos sido vítimas do descaso dos governantes, no momento em que somos responsabilizados(as) pela baixa qualidade da educação pública brasileira. No entanto, estes(as) mesmos/as trabalhadores/as têm elaborado, com o envolvimento da base, um plano nacional de educação.

Além de um plano nacional há um plano estadual de educação discutido e elaborado com a participação de pais, alunas(os) e trabalhadores(a)s em educação, através de uma constituinte escolar. No entanto, inconcebivelmente, investimentos foram cortados inviabilizando os planos, rasgando e jogando no lixo o trabalho e o empenho da base, abortando o desejo, o anseio, as idéias e as aspirações de milhares e milhares de crianças, de jovens e de adultos de terem na educação a esperança de uma vida digna para si e para os seus.

Não se pode mais permitir que a educação seja apenas prioridade nos discursos políticos no município, no estado e no país. É preciso exigir que a educação seja realidade, que a educação seja instrumento de construção de dignidade para todos e para todas.

Entendemos que nós, trabalhadores(as), podemos questionar e sermos questionados(as), pois somos sujeitos no processo de construção social. Devemos expor nossas idéias e convicções.Tal postura é de relevante importância para o fortalecimento da democracia e para a busca da transformação da sociedade em que somos parcela crítica.

O SIMTED, sindicato classista, autônomo e democrático, esteve sempre em defesa da classe trabalhadora, não visando somente salário, mas também melhores condições de trabalho, de qualidade de vida, lutando junto a outras categorias organizadas de trabalhadores(as), pela construção de uma sociedade mais justa, solidária e com igualdade de direitos. Este sindicato sempre esteve presente nas lutas sociais; na luta pela igualdade de gênero; contra todas as formas de discriminação - racial, étnica, sexual; na luta pelo fim do desemprego, da precarização das relações de trabalho, da exploração do trabalho infantil e contra todo e qualquer tipo de corrupção.

Valorizamos, e muito, os/as companheiros(as) que criaram esta entidade com bases sólidas, resistindo às críticas, superando perseguições e marchando adiante, com a consciência de que um movimento reivindicatório não é feito apenas de vitórias, mas que está sujeito a avanços e recuos, a fluxos e refluxos, sem jamais desistir de lutar pela transformação social e pela valorização dos(as) profissionais da educação.

Canais

Notícias
Artigos
Serviços
Fotos

Expediente

Missão
História
Palavra do Presidente
Estatuto
Filie-se

Siga-Nos

Facebook
Twitter

Rua Maria da Glória, 670
Vila Industrial - Dourados - MS

Tel. (67) 3421-3749