Valores
O SIMTED entende que nós, trabalhadores(as) em educação, temos sido vítimas do descaso dos governantes, no momento em que somos responsabilizados(as) pela baixa qualidade da educação pública brasileira. No entanto, estes(as) mesmos(as) trabalhadores(as) têm elaborado, com o envolvimento da base, um plano nacional de educação.
Além de um plano nacional há um plano estadual de educação discutido e elaborado com a participação de pais, alunas(os) e trabalhadoras(es) em educação, através de uma constituinte escolar. No entanto, inconcebivelmente, investimentos foram cortados inviabilizando os planos, rasgando e jogando no lixo o trabalho e o empenho da base, abortando o desejo, o anseio, as idéias e as aspirações de milhares e milhares de crianças, de jovens e de adultos de terem na educação a esperança de uma vida digna para si e para os seus.
Não se pode mais permitir que a educação seja apenas prioridade nos discursos políticos no município, no estado e no país. É preciso exigir que a educação seja realidade, que a educação seja instrumento de construção de dignidade para todos e para todas.